Em quais programas posso usar minha nota do ENEM?

Realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é de suma importância para os estudantes que desejam inciar um curso superior. Com a nota obtida no mesmo, os jovens e adultos podem se cadastrar em diversos programas criados pelo Governo Federal, e assim, concorrer a vagas gratuitas em instituições privadas ou públicas. A seguir, saiba em quais programas você pode utilizar a sua nota do Enem!

O Enem é a porta de entrada para as universidades, sejam elas públicas ou privadas. Diversos programas educacionais utilizam a nota deste exame como forma de cadastro, onde apenas aqueles que fizeram a prova e obtiveram a nota obrigatória poderão se candidatar as vagas disponíveis. 

Abaixo, listamos os principais programas que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino médio (ENEM). Confira!

Sisu – Sistema de Seleção Unificada

Esse é hoje um dos principais programas que utilizam a nota do Enem. Criado e administrado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu oferece anualmente vagas para cursos do ensino superior em diversas instituições públicas. 

Seu processo seletivo é aberto duas vezes por ano. A inscrição é totalmente gratuita. Para se candidatar as vagas disponíveis, é necessário que o estudante tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na prova objetiva e não ter zerado a redação. 

ProUni –  Programa Universidade para Todos

O ProUni é também um dos programas criados pelo Governo Federal. O mesmo possui parceria com diversas universidades privadas, espalhadas por todos os estados brasileiros. Ele é voltado a estudantes com renda familiar mensal bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. 

Este programa disponibiliza bolsas de estudos parciais e integrais. Veja como funciona:

  • Parciais: 50% no valor das mensalidades:
  • Integrais: 100% de bolsa. 

Assim como no Sisu, para concorrer a essas bolsas é necessário ter obtido nota superior a 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. 

Suas inscrições são feitas no site oficial do ProUni. Acesse aqui e saiba mais!

Fies – Fundo de Financiamento Estudantil

Assim como seu nome já deixa bem claro, o Fies 2019 é um programa que financia os estudos dos jovens e adultos que não possuem condições financeiras de arcarem com os custos totais das mensalidades. 

Os estudantes só começam a pagar esse financiamento após a conclusão do curso. Porém, a cada trimestre esses estudantes devem pagar uma taxa no valor de R$150,00, que funciona como uma espécie de renovação de contrato. Além disso, é necessário que eles realizem o aditamento Fies.

Para participar, é preciso que os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 tenham feito o Enem de 2010 ou ano posterior.

Pronatec –  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

O program ideal para aqueles que desejam iniciar seu curso técnico. O Pronatec oferece milhares de vagas anualmente para aquelas pessoas que comprovarem baixa renda.

Para se inscrever nas diversas opções de cursos técnicos oferecidos, é preciso se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A oportunidade é direcionada para quem já concluiu o ensino médio e realizou o Enem e obteve nota acima de zero na prova de redação.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *