7 Vantagens do período integral nas escolas

Os Países que são considerados referências em educação possuem o sistema de ensino de turno integral, como a Coreia do Sul, Finlândia, Chile e Irlanda. Os alunos ficam, em média, 9 horas por dia no ambiente de estudo.

O ensino integral reflete diretamente na nação: a diferença não é só na qualidade da educação, mas também no desenvolvimento do país como um todo. No entanto no Brasil não é muito comum encontrar escolas em tempo integral e na maioria das vezes as escolas que oferecem esse tipo de ensino são particulares.

O que é ensino integral?

Normalmente quando se fala que o aluno está matriculado em uma instituição de ensino integral, é comum pensar que é somente o fato de o aluno passa o dia inteiro na escola. No entanto, o termo integral se refere ao desenvolvimento completo do aluno.

Ou seja, esse termo não está apenas associado ao tempo de permanência na escola, mas também a um maior acesso dos espaços de aprendizagem e dos conteúdos. No currículo é incluído atividades que auxiliam no desenvolvimento intelectual, físico, cultural e social do aluno.

Confira 7 vantagens que o período Integral possui:

Melhora no rendimento – A responsabilidade e o comprometimento dos alunos que estudam em ensino integral é maior, se comprada aos que estudam em meio período. Os Colégios que adotam o sistema de período integral chegam a perceber a diferença do desempenho positivo dos alunos do integral.

Tempo para os pais – Na maioria dos casos, os pais precisam trabalhar fora e não possuem tempo suficiente para acompanhar de perto o desempenho escolar dos filhos.

Com o período integral, os pais podem trabalhar todo o dia sem preocupações já que os filhos encontram atividades extra curriculares e orientação especializada em um só lugar. Mas vale lembrara que a presença e interesse dos pais na vida escolar da criança é fundamental.

Diversidade nas atividades – Como a carga horária das escolas com o tempo integral é extensa, os alunos têm acesso a uma grande variedade de atividades ao longo do dia. Dessa forma, a motivação e o compromisso dos estudantes em aproveitar ao máximo tudo o que a escola oferece é garantida.

Aproveitamento do tempo ocioso – Quando uma criança fica sozinha em casa, dificilmente utiliza esse tempo para se dedicar aos estudos. Com as escolas em tempo integral, elas ganham experiências mais ricas e um período maior de aprendizado diversificado.

Garante a segurança – De certa forma, realizar a matrícula escolar em tempo integral é uma garantia de segurança, pois é muito mais difícil um jovem que passe o dia todo na escola se envolver em problemas sociais.

Orientação nutricional – Geralmente as escolas em tempo integral oferecem uma alimentação elaborada por um nutricionista, com cardápios balanceados que suprem a necessidade de nutrientes que os jovens precisam.

Desenvolvimento da autonomia – Quando os jovens estudam em tempo integral é natural desenvolverem a autonomia, já que não dependem dos pais para realizar todas as atividades escolares. O convívio com outros jovens e adultos, de diferentes personalidades também contribuem para isso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *